A reunião anual do Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, mostrou ainda mais a consolidação dos Altos Graus do Rito de York no Brasil. Autoridades convidadas dos Estados Unidos, Paraguai e Panamá, bem como os diversos Grão-Mestres e Past Grão-Mestres brasileiros, evidenciaram seu respeito e apoio à nossa posição
Cerca de quatro centenas, entre Companheiros, Cavaleiros e suas famílias, compareceram ao Hotel Foz do Iguaçu, naquela cidade do Paraná, de 18 a 20 de novembro de 2022, com a permissão do Grão-Mestre da M.R. Grande Loja do Paraná, o Companheiro Marco Antônio Corrêa de Sá.
Na reunião administrativa, tudo foi resolvido com objetividade e unanimidade dos convidados – ‘Ted’ Harrison, PGGHP (Grande Sumo Sacerdote Geral Internacional) 2009-14; William Sardone, Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York e Grão-Mestre da DeMolay International, e Theodore Jacobsen, dos Estados Unidos, e Odilon Ayala, DGGHP (Deputado)-Latin América-Sul, e Carlos Andres Couchonal, Grande Sumo Sacerdote do Gran Capitulo del Real Arco, ambos do Paraguai.
As contas, o período das gestões e os estatutos de Conselhos e Comanderias foram aprovados e foi decidido que o local da próxima reunião, proposto pela Grande Loja de Sergipe, será em 16 e 17 de novembro de 2023, em Aracaju, celebração dos seus 40 anos.
Também, na forma da lei, assumiram as diretorias dos três Altos Corpos, eleitas e ratificadas. No Real Arco, André de Aragão e Gondim, Grande Sumo Sacerdote; Antonio Carlos Moreira, Grande Rei; e Alexandre Botelho Carvalho, Grande Escriba. Nos Graus Crípticos, Carlos Alberto Marques Ribeiro, como Ilustre Grande Mestre; Carlos Eduardo Ribeiro Moura, como Grande Mestre Adjunto; e Luiz Marcos da Silva, como Grande Principal Condutor dos Trabalhos. Na Cavalaria, Rosselberto Himenes, como Grande Comandante; Armando Corrêa Júnior, como Grande Generalíssimo; e Filipi Cunha, como Grande Capitão General. Antonio Carlos Moreira foi confirmado como Secretário Executivo para os três Altos Corpos. Uma transmissão ao vivo trouxe a mensagem de apoio e inteira solidariedade de Teko E. Foly, GGK (Grande Rei Geral) do General Grand Chapter.
Ted Harrison, em depoimento emocionado, contou o que ocorreu nos bastidores – a conspiração e as intrigas de elementos General Grand Council e do Grand Encampment. Parabenizou e incentivou os Companheiros brasileiros pela espetacular recuperação e endossando o apoio do General Grand Chapter e da Grande Loja de Nova York.
No Brasil, esse apoio nos foi dado pelas Grandes Lojas da CMI e pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, confirmado pela presença de seu Membro Efetivo Rui Sylvio Stragliotto, representando o Soberano Grande Comendador Jorge Luiz de Andrade Lins, e também por diversos Corpos da COMAB, como o Grande Oriente de Santa Catarina, pela presença do Grão-Mestre Sérgio Wallmer.
Apesar das dificuldades dos Companheiros e Cavaleiros vindos dos mais distantes locais do Brasil, mesmo chegando com atraso, todos receberam Graus e Ordens da extensa programação, encenados com brilho e entusiasmo. De igual brilho, a confraternização final, presidida pelo Grande Sumo Sacerdote André de Argão e Gondim, entregou Cartas Constitutivas definitivas a diversos Capítulos, Conselhos e Comanderias, terminou com a participação, espontânea e sorridente, das Cunhadas, agradecidas por esta verdadeira festa de família.