Reportagem fotográfica de Alan Cravo
Há mais de um século, um Maçom americano, Frank Sherman Land, levando em consideração que um dos pilares da Ordem é a instituição familiar, concebeu um modo de agregar jovens para formá-los com base nos princípios básicos para a formação de cidadãos. Criou então um enredo, baseado na história do último Grão-Mestre Templário, Jacques de Molay, que preferiu morrer a trair sua fé e seus companheiros de armas, exaltando o companheirismo, o amor filial, a cortesia, o patriotismo e a lealdade. Com o patrocínio da Maçonaria americana, a Ordem DeMolay cresceu e empolgou jovens de todo o mundo. Na década de 1980, foi trazida para o Brasil pelo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Rito Escocês, Alberto Mansur, que venceu as dúvidas iniciais – o que é novo sempre assusta! – graças a seu prestígio pessoal, para crescer e tornar-se a maior de todas as instituições DeMolay em todo o mundo.
Coube ao quarto Soberano Grande Comendador, Jorge Luiz de Andrade Lins, braço direito de Mansur e fundador do primeiro Conselho DeMolay brasileiro, ser anfitrião do evento em que 104 novos jovens foram iniciados em diversos Capítulos do Estado do Rio de Janeiro, por seu Mestre Conselheiro Estadual, Gabriel Dalta. , No mesmo evento, a Legião de Honra, a mais alta condecoração da Ordem DeMolay, foi conferida em cerimônia presidida por Leandro Temponi, Grande Mestre Nacional Adjunto da Ordem DeMolay para o Brasil, pelo próprio William T. Sardone, Past Grão-Mestre da Grande Loja de Nova York e Past Grande Mestre do DeMolay International, a um jovem iniciado na primeira turma, há quase 30 anos, Antonio Carlos Moreira, hoje Grande Rei no Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil. Desta forma, no Templo Nobre do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, na presença de um dos fundadores, o SGC Jorge Luiz de Andrade Lins, e de um iniciado na primeira turma, Antonio Carlos Moreira, um dos ícones da Ordem DeMolay, William T. Sardone, pudemos reviver uma história de sucesso, uma história que mudou para sempre a Maçonaria brasileira.
Além da Grande Loja do Rio de Janeiro, com o Grão-Mestre José Ricardo Salgueiro de Castro, da Grande Loja do Distrito Federal, com o Grão-Mestre Armando Assumpção Laurindo da Silva, do Grande Oriente do Rio de Janeiro, com o Grão-Mestre Adjunto André Wanderley, e do Grande Oriente do Brasil, com o Grande Secretário das Ordens Para-Maçônicas, Vandir Encarnação, tivemos as delegações dos Altos Graus do Rito de York e do Rito Brasileiro. Na primeira parte, Jorge Alexandre Pimentel Mege, Membro Efetivo do Supremo Conselho, representou o Soberano Grande Comendador e teve a alegria de assistir à iniciação de seu próprio filho.
Logo após a iniciação dos jovens, os responsáveis foram convidados a entrar e emocionar-se com as homenagens às mães. Depois de lágrimas e abraços, mais emoções, com a participação de Bill Sardone, um verdadeiro show de convicção temperada com alegria.
Neto de imigrantes italianos, filho de operário, Sardone foi um garoto nas ruas de Nova York. Como ele contou aos presentes, o convite para ser um DeMolay mudou sua vida. A gratidão pelo que recebeu transparece em seu trabalho contínuo, incansável, entusiasmado no desenvolvimento da Ordem DeMolay e dedicação aos jovens. Onde quer que tenhamos oportunidade, lá encontraremos Sardone. Foi assim que ele aceitou o convite de Antonio Carlos Moreira e se predispôs a viajar de tão longe para aqui estar por 48 horas e retornar a seu país.
Muito à vontade, andando em meio aos jovens e convidados, com sua alegria contaminou a todos, os jovens, seus pais, avós e tios. Tendo suas palavras traduzidas por João Guilherme, Sardone contou um pouco de sua vida e das razões de sua dedicação à Maçonaria e à Ordem DeMolay. Ele arrancou sorrisos da plateia ao mostrar seu cartão de visitas, em que o verso é dedicado aos DeMolays. E aplausos entusiasmados, quando exibiu as meias bordadas com a coroa DeMolay, símbolo da Ordem. Pena que não tenhamos espaço para contar tudo, porém quem assistiu certamente não vai esquecer! +
Após a iniciação dos meninos, dois DeMolay veteranos, Antonio Carlos Moreira e Marcos Schein, Past Grande Mestre DeMolay do Rio de Janeiro, receberam a Legião de Honra, conferida pelo próprio Bill Sardone, em cerimônia presidida por Leandro Temponi, Grande Mestre Nacional Adjunto da Ordem DeMolay para o Brasil, tendo Anderson Pinto Verçosa Simões como Comendador do Oeste e Juliano Coelho Braga como Comendador do Sul. Entre os outros legionários veteranos, estava o próprio Soberano Grande Comendador, Jorge Luiz de Andrade Lins.
A única coisa que não pode acontecer foi reunir todos que participaram na foto ao final. Porém, ainda assim, pela foto em frente ao Templo Nobre, podemos ter uma ideia da presença maciça, naquela manhã ensolarada, ao berço da Ordem DeMolay ao Brasil.
Muitos contribuíram para que o evento tivesse tanto sucesso. Convidar, convencer e trazer um Past Grão-Mestre DeMolay de Nova York ao Rio, reunir centenas de pessoas, prover alimentação, adequar protocolos e efetuar cerimônias – principalmente depois de uma pandemia que interrompeu os trabalhos por quase dois anos – foi uma tarefa que parecia impossível. Porém, a persistência, o auxílio providencial e a participação entusiasmada permitiram que aquilo que começou como uma ideia quando da visita à Grande Loja de Nova York, pudesse acontecer. Peço desculpas antecipadas se a memória pecar por omitir presenças importantes, mas tanta gente e tanta coisa acontecendo simultaneamente certamente causam falhas na lembrança. Além de agradecer aos jovens DeMolay que realizaram as cerimônias, devemos agradecer aos Irmãos Carlos Eduardo Ribeiro Moura, Antonio Carlos Moreira, Sylvio Vabo e Filipi Cunha pelo imprescindível auxílio financeiro que tornou possível a vinda de Sardone. E ao Grande Mestre Adjunto Estadual DeMolay no Rio de Janeiro, Lenersom Lima, por seu trabalho incansável para que este evento ocorresse.
Para ser breve, permitam-me, ao agradecer a Leandro Temponi, Grande Mestre Nacional Adjunto da Ordem DeMolay para o Brasil, e a Diogo Silva Damasceno, Grande Mestre do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado do Rio de Janeiro, que possa agradecer a todos que tornaram possível este evento, incluindo o jovem fotógrafo cuja habilidade registrou a alegria deste evento único.
Assim, das cinzas da pandemia e da inatividade forçada, novamente ressurge a Ordem DeMolay no Rio de Janeiro. Possa essa alegria, embalada no entusiasmo desse evento, tão significativa ao reunir alguns de seus nomes históricos e presenciada por um dos seus maiores nomes no exterior, significar um renascimento e servir de motivação a trabalhar com afinco. Porque nossa juventude merece e precisa!